LABCOM / DCS / UFMA

Click here to edit subtitle

 

Proposta: O TDL tem a proposta de ser um evento focado em um tema específico que é discutido através de diversos olhares e abordagens incluindo pessoas da academia e do mercado.

 

Quando e como: A proposta é que a cada semestre um TDL seja realizado com inscrições abertas e gratuitas através do sistema de Eventos da FAPEMA que tem apoiado as iniciativas do LABCOM. Há possibilidade também de parcerias com a iniciativa privada com empresas que queiram apoiar o evento. Pretende-se oferecer a área externa do auditório para demonstração de produtos e serviços desses possíveis parceiros. Os inscritos terão direito a certificado de participação emitido pelo sistema eletrônico da FAPEMA.

 

Público-alvo: O público preferencial são alunos de Comunicação de todas as áreas, mas também profissionais do mercado, formadores de opinião e pessoas da comunidade interessadas nas temáticas discutidas.

 

Dinâmica: O TDL tem mesas, palestras e apresentações organizacionais com falas de duração limitada entre 10 a 20 minutos a fim de privilegiar o debate e o diálogo entre palestrantes e inscritos. Além das palestras em paralelo podem ser oferecidas oficinas e cursos, no período da manhã, complementando o dia do evento que normalmente acontecerá a tarde.

 

INSCRIÇÕES GRATUITAS:  www.fapema.br/techday

 

Calendário planejado:

. TDL 1 – 17 DE JANEIRO – TECNOLOGIA NAS REDAÇÕES E ASSESSORIAS

. TDL 2 – A COMBINAR – REDES SOCIAIS

 

Durante o evento será apresentado os resultados da pesquisa "Impactos da Tecnologia nas Redações Jornalísticas", de coordenação do Prof. Dr. José Ribamar Ferreira Júnior e Prof. Márcio Carneiro dos Santos.

A pesquisa buscou mapear os recursos tecnológicos utilizados, as alterações nos processos produtivos e as novas competências exigidas pelas empresas na contratação de seus profissionais.

 

CONHECENDO OS PALESTRANTES

Conforme a programação do TechDay, no dia 17 de janeiro,  teremos a mesa "AS TRANSFORMAÇÕES DA TECNOLOGIA NAS REDAÇÕES E ASSESSORIAS".

Conheça o perfil dos palestrantes:

 

Luiz Bello

Radialista, com atuação na área de TV como produtor, editor, diretor de conteúdos audiovisuais, editor de matérias jornalísticas, assessoria e gerenciamento de produtos televisivos. Desde 2008, intensivamento, colabora junto com a R.N.P. e o LAVID no desenvolvimento dos sistema ITVP, intercâmbio de conteúdos digitais para TV pública, da TV Brasil, na web.

 

 

Maurício Araya

Em 2003, Maurício Araya criou seu site pessoal aliando conhecimentos de mídia on-line e design. A partir de então, desenvolveu projetos na internet, como sites, hotsites, animações e ilustrações. Criou o Blog do Maurício Araya em 2007. Também em 2007, iniciou sua carreira profissional no Jornalismo. Em 2009, propôs um modelo de webjornal por meio do trabalho de conclusão de curso (TCC) aliado a um projeto experimental. Em junho de 2009 foi convidado a integrar a equipe do portal Imirante.com que atualmente, com mais de 4,2 milhões de pageviews por mês, aproximadamente 1,3 milhão de visitas únicas, conforme dados (de novembro de 2012) do Google Analytics.
 
 

Eveline Cunha

Eveline Cunha é jornalista, formada pela Universidade Federal do Maranhão, em 1996. É especialista em Didática Universitária e em Comunicação e Reportagem. Trabalha na área de televisão desde 1992. Atualmente é chefe de Redação e do Núcleo de Rede da TV Mirante, onde coordena a realização de matérias e a comunicação entre a TV Mirante e a Central Globo de Jornalismo. Foi professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de 2008 a 2010, e professora da Faculdade Pitágoras, de 2011 a 2012.

 

Robson Júnior

Está desde 2003 na Difusora onde apresentou os programas Ligação Direta e Guerra dos Sexos. Atualmente apresenta o Mania Matinal e Repórter Difusora , líderes de audiência no horário. É, há mais de quinze anos, instrutor de comunicação do Senac  (Oratória e locução para Rádio e TV). Robson acredita que a comunicação é uma ferramenta para compartilhar infinitas possibilidades entre os seres humanos. O que mais define Rádio para ele é uma frase proferida por um amigo radialista que morreu prematuramente: “ A gente nem pode se ver, mas eu tenho certeza que a gente já se conhece.” (Gerebinha Jones – operador de áudio da Mirante FM, que perdeu a vida na curva do 90).

 

Cláudio Lopes

 

Executivo da CI Comunicação, empresa especializada em monitoramento de mídia. A CI Comunicação & Informação foi fundada em 28 de junho de 2005, resultado da aliança de conhecimentos da radialista Iracema Souza e do web designer Cláudio Lopes, bem como do interesse de ambos pela área da comunicação. Atualmente, tem na sua carteira de clientes: Multinacionais, Assessoria de Comunicação, Emissora de Tv e Rádio, Faculdades, Associações de Classes, Hospitais, Empresas de Telecomunicações, entre outras.

 

José Ferreira Junior

Mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pós-doutor em Literatura Brasileira pela USP.  Professor associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão.  Professor da disciplina Crítica da Mídia.

 
 
 
 
 
Márcio Carneiro dos Santos

Doutorando do programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital- TIDD - da PUC-SP. Mestre em Comunicação pela UAM-SP e MBA em Marketing pelo ISAN/FGV-Rio. Graduado em Jornalismo pela UFMA. É professor da área de Jornalismo em Redes Digitais do Departamento de Comunicação Social da UFMA.Coordenador do Laboratório de TV do Curso de Comunicação. Coordenador do LABCOM - Laboratório de Convergência de Mídias e desenvolve pesquisa nas áreas de TV Digital, Redes Sociais e Webjornalismo.

 

Luciana Jerônimo

É graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFMA. Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFMA, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, doutoranda pela Pontifícia Universidade Católiga do rio Grande do Sul vinculada à linha de pesquisa PRÁTICAS CULTURAIS NAS MÍDIAS, CONMPORTAMENTOS E IMAGINÁRIOS DA SOCIEDADE DA COMUNICAÇÃO. Sua pesquisa tem como objeto o dialogismo e a participação online em ambientes específicos de governo eletrônico (e-Gov), direcionando-se para metodologias de estudo de cibermeios e interessa-se pela aplicação das TICs no cenário das organizações governamentais. Foca seu "olhar" em interações que ocorrem na lógica da cibercultura e no processo de hipermobilidade próprios da contemporaneidade. É editora do newsletter "Mercado RP" e responsável, atualmente, pelas disciplinas Relações Públicas Governamentais e Teorias da Opinião Pública.

Subscribe To Our Site