LABCOM / DCS / UFMA

Click here to edit subtitle

T-Autor é apresentado no congresso SET 2011

O t-Autor, solução que está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão, foi apresentado essa semana em um workshop no Congresso da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão). O software, que já foi lançado no evento internacional ITU-IPTV, facilita a criação de aplicações de interatividade para o Sistema Brasileiro de TV Digital.

O Congresso da SET foi realizado entre os dias 22 e 25 de agosto e a programação estava voltada para apresentar os cenários tecnológicos dos meios de comunicação e entretenimento. O workshop sobre o t-Autor mostrou como o software permite que jornalistas, editores, publicitários e designers criem aplicações para TV Digital sem precisar ter conhecimentos de programação.

O objetivo do t-Autor é fazer com que a produção de conteúdo interativo possa ser implementada nos fluxos de produção com mais facilidade, custos menores, menor tempo de desenvolvimento e mais possibilidadesde experimentação por parte do mercado.

O t-Autor teve excelente avaliação entre os presentes. Os participantes do workshop reconheceram a importância da solução para o desenvolvimento da TV Digital no Brasil. Na platéia estavam alunos de doutorado e pós-doutorado de instituições como a USP, além de representantes da Engenharia da Globo e da Assespro (Associaçãodas Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação).

Quem também aprovou o projeto foi Reginaldo Gontijo, da Engenharia da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Além de parabenizar o projeto, ele convidou a equipe para apresentar o t-Autor para as TVs públicas, TV Câmera, TV Senado e para a própria EBC que tem grande interesse em fomentar o Ginga e a interatividade na TV.

   

Projeto T-Autor é apresentado no ITU-IPTV

 A solução de autoria T-Autor, desenvolvida pelo LABCOM, foi apresentada no Rio, dias 21 e 22 de julho , durante o evento internacional ITU-IPTV. T-Autor é um software que permite que produtores de conteúdo sem conhecimento de programação tais como jornalistas, editores, designers e publicitários possam criar aplicações interativas para TV DIGITAL.

 ITU é a agência da ONU dedicada às tecnologias de comunicação e informação, sendo referência mundial em normas técnicas da área de telecomunicações. Durante o evento a equipe do projeto, coordenada pelo professor Márcio Carneiro dos Santos do Departamento de Comunicação Social fez contato com vários profissionais do mercado e da área acadêmica, entre eles o engenheiro Ricardo Fontenelle da Rede Globo e o professor Cristiano Ferraz da UFF que convidou a equipe para apresentar o trabalho no MBA de TV DIGITAL e Convergência.

T-Autor teve excelente avaliação entre os presentes, inclusive do pessoal do Laboratório Telemídia da PUC do Rio , um dos principais do país na área de TV DIGITAL.

A próxima apresentação do T-Autor será num workshop durante o Congresso da SET- Sociedade Brasileira de Televisão , dia 23 de agosto em São Paulo. A participação de interessados em conhecer a ferramenta é gratuita e pode ser solicitada pelo email [email protected].

 

 

 

Projeto de Inovação Tecnológica para criação de aplicação de interatividade no SBTVD

 

English Version 

O primeiro projeto de inovação tecnológica do Curso de Comunicação da UFMA iniciou suas atividades através do LABCOM e recursos de financiamento da FAPEMA e FINEP.

O objetivo é a criação de uma aplicação de interatividade dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital - SBTVD. A equipe tem caráter multidisciplinar e reune os professores Márcio Carneiro e Patrícia Azambuja do Departamento de Comunicação Social e o professor Carlos Salles do Departamento de Informática. Além deles a equipe ainda conta com o programador Rodrigo Costa Mesquita e o designer Luis Carlos Motta.

O projeto t-AUTOR é uma solução de autoria que permite que produtores de conteúdo como jornalistas, editores, designers e publicitários, SEM conhecimento de programação, possam criar aplicações de interatividade em TV DIGITAL.

 

Os trabalhos começaram no final do ano de 2010 e o primeiro protótipo vai ser apresentado no ITU-IPTV, um evento internacional, organizado pela ITU - a agência da ONU para tecnologias de informação e comunicação, em agosto a equipe do LABCOM vai participar de um workshop de apresentação no Congresso da SET - Sociedade de Engenharia de Televisão em agosto , no Centro de Convenções Imigrantes em São Paulo.

Financiadores:

IMAGENS ALTERADAS PELA TECNOLOGIA

1)Foto panorâmica (360 º). Clique nela para ver.

2) Experimento com Realidade Aumentada ( é necessário ter uma webcam conectada). Para ver

clique aqui.  

 

 

3) Experimento com técnica de Synth no Labcom.

 

Subscribe To Our Site