LABCOM / DCS / UFMA

Click here to edit subtitle

Conheça o perfil dos palestrantes do Techday II - Redes Sociais

Tarcízio Silva é mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela linha de Cibercultura no PPGCCC-UFBa. Professor convidado em MBAs e especializações (FBB, FGV, Univali, entre outras) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais e Mídias Sociais: Saberes e Representações. Experiência em agências de mídias sociais, comunicação e propaganda, pesquisa aplicada de inovação em mídias digitais e empreendedorismo (Coworkers, PaperCliQ, Ideia3), onde implementou e expandiu setores de monitoramento e inteligência. Atendeu a clientes como Netshoes, Accor Hotéis, Ferrero, Pernod Ricard, Sidlar Móveis, Belcorp Cosméticos e Vostu Social Games. Escreve sobre o mercado de comunicação digital e pesquisa em www.tarciziosilva.com.br/blog.

 

Murilo Pinto é jornalista pela UEL (Londrina/PR) e especialista em comunicação pública pelo IESB (DF), é assessor de comunicação do STJ. Já atou na comunicação do planejamento estratégico do CNJ e na Procuradoria-Geral do Trabalho. É responsável pela presença em mídias sociais do STJ, que teve uma das ações – a página no Facebook – considerada a melhor inovação da comunicação do Poder Judiciário de 2012 e é o tribunal de maior audiência nessa rede. 

 

Márcio Carneiro dos Santos é doutorando do programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Mestre em Comunicação pela UAM- SP. MBA em Marketing pelo ISAN-FGV-Rio. Graduado em Jornalismo pela UFMA. Professor do DCS /UFMA na área de Jornalismo em Redes Digitais. Coordenador do LABCOM (www.labcomufma.com). Prêmio FAPEMA 2011 na Categoria Inovação Tecnológica. Membro do Grupo COMTEC e da Rede JorTec – Jornalismo e Tecnologia. Pesquisador com atuação e publicações nas áreas de TV Digital, Redes Sociais , Jornalismo em Base de Dados , Difusão de Inovações e Filosofia da Tecnologia. Email: [email protected] 

 

Fernando Moreira é pedagogo, publicitário e profissional de comunicação. Membro fundador e presidente 2012-2013 da ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária, Diretor Executivo da Associação Virtual Educa Brasil. Participa de Associações Profissionais no Brasil e Exterior, como Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicação - SET, Broadcast Education Association - BEA, National Association of Television Program Executives - NATPE e Society of Broadcast Engineers- SBE. Participa da organização dos Encontros Nacionais e Internacionais da iniciativa Iberoamericana Virtual Educa (Barcelona, Miami, Mexico, Bilbao, São José dos Campos, Zaragoza, Santo Domingo,Buenos Aires). Mestre e Doutorando em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão digital interativa, novas tecnologias da informação e comunicação, produção de televisão.

 

Veraluce da Silva Lima é professora Associada do Departamento de Letras da UFMA. Doutora em Ciência da Educação pela Universidade de Évora, em Portugal, e mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Licenciou-se em Letras também pela UFMA. Já ministrou as disciplinas Língua Portuguesa I e II no Curso de Comunicação Social da UFMA. Atualmente, além de ministrar disciplinas específicas no Curso de Letras, desenvolve o Projeto de Pesquisa A ESCRITA EM REDES SOCIAIS – UM CONTRIBUTO PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DA LÍNGUA EM USO. Coordena o Grupo de Pesquisa Tecnologia e Ensino, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela UFMA. A pesquisa que desenvolve está vinculada à linha de pesquisa “As TIC e o ensino de língua portuguesa”.

 

Rafaela Marques é jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão e publicitária formada pelo UniCeuma. É sócia da Matilde – Conteúdo e Guerrilha, empresa focada em produzir conteúdo e análises de mídia. Tem experiência em reportagem, assessoria de imprensa, redação publicitária e gestão pública. É também organizadora do TEDxPraçaDaAlegria e desenvolve, na empresa, modelos de análise de comunicação voltados para a formação de Ouvidorias 2.0. 

 

Aline Ferreira Vasconcelos Monteiro  é graduada em Comunicação Social/Jornalismo pelo Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós Graduada em Assessoria de Comunicação Política, Setor Público e Organizações Não Governamentais. Coordenou o Núcleo de Comunicação Estratégica da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) em 2009. Coordenou o Núcleo de Difusão Científica (ASCOM) da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) entre 2008 e 2009. Coordenou a Assessoria de Comunicação do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) entre 2006 e 2008. Atualmente é Analista em Comunicação na Assessoria de Imprensa da Companhia Energética do Maranhão – CEMAR, atuando em formação de porta-vozes (Media Training) e no gerenciamento de Redes Sociais. 

Subscribe To Our Site