LABCOM / DCS / UFMA

Click here to edit subtitle

PALESTRANTES:

Palestrantes já confirmados:


ANATOLIY GRUZD

SOCIAL MEDIA LAB - CANADÁ / SOCIAL MEDIA & SOCIETY

JOÃO CANAVILHAS

UBI – PORTUGAL/ LABCOM

LUIZ CLAUDIO MARTINO

PPGCOM UNB

SEBASTIÃO SQUIRRA

GRUPO COMTEC / PPGCOM METODISTA SP

PEDRO RUSSI

PPGCOM UNB

RAQUEL RECUERO

PPGL - UCPEL

RITA PAULINO

POSJOR UFSC

NAIARA ARAÚJO

PÓS LETRAS UFMA

GERSON LUIZ MARTINS

CIBERJOR UFMS

JOÃO CARLOS MASSAROLO

PPG IS - UFSCAR - REVISTA GEMINIS

RODRIGO BOTELHO

UFPR - ESCOLA DO FUTURO USP - PROJETO SACI

PHILIP MAI

SOCIAL MEDIA LAB - CANADÁ

MARCELO TRÄSEL

PUC-RS

MÁRCIO CARNEIRO DOS SANTOS

UFMA - LABCOM



Voltar Home SITND

Conheça os palestrantes:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Anatoliy Gruzd is a Canada Research Chair in Social Media Data Stewardship, Associate Professor in the Ted Rogers School of Management and Director of the Social Media Lab at Ryerson University (http://socialmedialab.ca/). He is also a co-editor of a multidisciplinary journal on Big Data and Society published by Sage (http://bds.sagepub.com/). Dr. Gruzd’s research initiatives explore how social media and the growing availability of social big data are changing the ways in which people communicate, collaborate and disseminate information and how these changes impact the social, economic and political norms and structures of modern society. Dr. Gruzd and his lab are also actively developing and evaluating new approaches and tools to support social media data analytics and stewardship. His research and commentaries have been reported across Canada and internationally in various mass media outlets such as Foreign Affairs, Los Angeles Times, Nature.com, The Atlantic, The Globe and Mail, The National Post, The Canadian Press, CBC TV, CBC Radio, CTV and Global TV.

João Canavilhas fez seu doutorado na Universidade de Salamanca (Espanha). Leciona na Universidade da Beira Interior (Covilhã - PORTUGAL), onde é vice-reitor e pesquisador do Labcom - Laboratório de Comunicação On-line, onde era vice-diretor até 2013. Ele é o autor de 4 livros, 20 capítulos de livros e diversos artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Tem importantes contribuições para o campo do jornalismo em ambiente digital. Seu trabalho de pesquisa se concentra em vários aspectos da área de Comunicação e Novas Tecnologias, em particular nos domínios do jornalismo on-line, e-política, mídias sociais e jornalismo para dispositivos portáteis.




Luiz Claudio Martino é Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e Pesquisador 1C do CNPq. Pesquisador Associado do Centro de Pesquisa Interuniversitário sobre a Comunicação, a Informação e a Sociedade da Universidade do Quebec em Montreal. Doutor em Ciências Sociais (Sorbonne-Paris V, 1997), Mestre em Psicologia (FGV/UFRJ, 1992) e em Comunicação (UFRJ, 1992). Entre os trabalhos recentes estão:

"Epistemologia da Comunicação: um percurso intelectual" (no prelo), "O que é Meio de Comunicação?" (ica.com.br). "Perspectives Critiques et Épistémologie de la Communication: le rôle central du débat sur la technologie. (George & Granjon, Mare et Martin, Paris, 2014). "Considerações sobre a Explicação em Comunicação" (Martino, Ferreira, Hohlfeldt, Morais. Teorias da Comunicação no Brasil e no Canadá, vol.1. Edufba. 2013). "O Mito da Interdisciplinaridade" (com K. Boaventura, E-Compós, 2013)."Philosophie de la Technique et Technologies de la Communication” (Perraton et al. Mobilisation de l’objet technique dans la production de soi, P.U. de l'U. du Québec, 2012)."Temps, essence des moyens de communication" (Carayol & Bouldoires, Discordance des temps, MSHA, Bordeaux 2011). "A Atualidade Mediática: o conceito e suas dimensões" (Compós, 2009).



Sebastião Squirra é doutor (1992) pela ECA/USP, bolsista Fulbright (EUA) na Michigan State University (1991), fez pesquisas de Pós-Doutorado na Universidade da Carolina do Norte/EUA e Autônoma de Barcelona/Espanha (1996). Ex-professor do CJE/ECA/USP (1985-98), atualmente é docente da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (desde 1999) onde lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais (www.comtec.pro.br), com pesquisas relacionadas às Mídias e Tecnologias Digitais. Tem 5 livros 

publicados tendo organizado 5 outras obras e atua na área da Comunicação Eletrônica (Jornalismo, Mídias e RTV), com foco na Cibercomunicação, Sociedade digital e em TV Digital.







Raquel Recuero possui doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (1998) e graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1999). Atualmente é professora (adjunto 4) e pesquisadora dos cursos de Comunicação Social - Habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Letras, com concentração em Lingüística Aplicada da Universidade Católica de Pelotas, além de membro do corpo editorial de diversos periódicos. Tem experiência na área de Comunicação e Linguüística Aplicada, com ênfase em redes sociais na Internet, conversação mediada pelo computador e difusão de informações na Internet.


Gerson Luiz Martins tem graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado em Ciberjornalismo pela Universidade Autonoma de Barcelona, Espanha (2012). Foi professor adjunto do Departamento de Comunicação/Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Atualmente é Diretor de Comunicação do FNPJ e professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMS. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo - CIBERJOR-UFMS, certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa LAICOM da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). 
Naiara Sales Araújo Santos é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Metropolitana de Londres, Mestra em Estudos  Literária pela Universidade Metropolitana de Londres e Mestra em Letras pela Universidade Federal do Piauí.  É professora do Mestrado em Letras da Universidade Federal do Maranhão; Coordena o grupo de pesquisa FICÇA da UFMA – Ficção Científica, Gêneros Pós-modernos e Representações Artísticas na Era Digital (CNPq). Autora do livro Brazilian Science Fiction and the Colonial Legacy ( 2014) e organizadora dos livros O Discurso (pós) moderno em foco: Literatura, Cinema e outras Artes (2014) e Literatura e outros Saberes (2015), dentre outros.

Rita Paulino é doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atualmente é Professora e vice-coordenadora do curso de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR), docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, nas disciplinas WebDesign, Conteúdo interativo para tablets e Jornalismo de Dados. Coordena o LabProJor - Laboratório de suporte a produção Jornalística, que como objetivo o suporte e inovação no desenvolvimento e pesquisa de produtos jornalísticos. Tem experiência profissional como WebDesign Master e atua também na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Diagramação.. Desenvolveu interfaces web em projetos governamentais tais como III Conapir - Seppir, Plataforma Lattes, Portal Inovação, SIFAPs e DCVISA.


João Carlos Massarolo – Cineasta, professor universitário; Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, “São Carlos / 68” e “O Quintal dos Guerrilheiros” (2005). Publicou: Storytelling Transmídia: Narrativa para multiplataformas (2013) e Produção seriada para multiplaformas: Arrested Development e Netflix (2015), entre outros artigos. É professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do grupo GEMInIS e do grupo Obitel Brasil/UFSCar. Editor da Revista GEMInIS.


Pedro Russi– Pós­Doutorado (CAPES) [2012­2013] Universidad de Navarra/España [Filosofia/GEP]; Doutor (CAPES) [2005] e Mestre [2001] em Ciências da Comunicação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Graduação: Licenciado em Ciências da Educação – Universidad Católica del Uruguay Dámaso António Larrañaga (1998) Montevidéu-Uruguai. Atualmente Professor na UnB (Universidade de Brasília) – FAC (Faculdade de Comunicação) – Graduação e Programa de Pós­graduação em Ciências da Comunicação – Linha de Pesquisa: Teorias e Tecnologias da Comunicação. Coordenador do NESECOM (Núcleo de Estudos de Semiótica em Comunicação) DGP/CNPq. Atualmente integra a Diretoria da Associação Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO). Áreas de atuação: Semiótica; Epistemologia; Metodologia de Pesquisa; Teorias da Comunicação. Alguns Livros e Capítulos Publicados: "Meios de comunicação na migração. Uruguaios no Sul do Brasil" (2010). "Líderes de Opinião no ambiente mediático: uma abordagem teórica no campo da Comunicação" (2010) (Co­Autor); "100 anos McLuhan" (2013) (Orgs.); "Processos Semióticos em Comunicação" (2013); “Marcas das ruas em crise: inferências a partir do caso espanhol” [In: A rua no século XXI: materialidade urbana e virtualidade cibernética | Orgs.] (2014); “Por que não fazer outras inferências sobre as manifestações de 2013 nas ruas do Brasil?” [In: Ensaios e fragmentos sobre os Protestos de Junho de 2013] (2014); "Grafitti, acciones urbanas, sentido, semiosis" [In: DeSignis] (2013).

Rodrigo Botelho Francisco é Doutor e mestre em Ciências da Comunicação; especialista em Computação - na área de Desenvolvimento de Software para Web - e em Gestão Pública; e bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo. Atualmente é Professor no Departamento de Ciência e Gestão da Informação da
Universidade Federal do Paraná - UFPR; pesquisador da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais, vinculada à Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, SBPJor; e pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) Escola do Futuro, da USP. É criador do Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI), um software livre de gestão convergente e colaborativa de produção midiática registrado junto ao INPI. Atua nas áreas de Comunicação Organizacional, Jornalismo Digital, Jornalismo Especializado, Computação e Novas Tecnologias, com ênfase nos temas: tecnologia de informação e comunicação, interatividade, Internet, desenvolvimento de software, software livre, jornalismo digital, inclusão digital e literacias digitais.


Philip Mai, M.A., J. D. (Philipmai.comis the Manager of Academic Communications at Ryerson University He is a member of the Office of Communications, Government and Community Engagement, the Office of the Provost and Vice President Academic, and the Ted Rogers School of Management. He is responsible for strategic academic outreach and communications at Ryerson University. Philip is also the Research and Communications Manager at the Social Media Lab and a co-founder of the International Conference on Social Media & SocietyIn his work, he focuses on knowledge mobilization, information diffusion and social media analytics with the aim to connect people, knowledge and ideas.

Marcelo Träsel - Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Fabico/UFRGS, mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Comunicação Social no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor na área de Comunicação Digital da Famecos/PUCRS e integrante do laboratório de estágio curricular em Jornalismo na mesma faculdade. Membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais, acreditada pela SBPJor. Conselheiro fiscal da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Foi responsável pela criação do curso de especialização em Jornalismo Digital da PUCRS, que coordenou por três edições. Também planejou e implantou o curso de especialização em Comunicação Digital na Universidade de Caxias do Sul, como representante da PUCRS numa parceria entre as duas instituições. Tem experiência profissional nas áreas de jornalismo impresso, webjornalismo, produção audiovisual e publicidade. Ganhador do Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor dissertação em Jornalismo, conferido pela SBPJor em 2009. Pesquisa a comunicação digital, com ênfase nos campos do webjornalismo, jornalismo guiado por dados, jornalismo participativo, interação mediada por computador e cibercultura.


Márcio Carneiro dos Santos - Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Mestre em Comunicação pela UAM-SP. MBA em Marketing pelo ISAN-FGV Rio. Coordenador do Laboratório de Convergência de Mídias. Possui trabalhos nas áreas de TV Digital, Sistemas Inteligentes Aplicados ao Jornalismo, Análise de Redes Sociais e Filosofia da Tecnologia. Integrante dos grupos ComTec e Tecccog, bem como da Rede JorTec.