LABCOM / DCS / UFMA

Click here to edit subtitle

OFICINAS SITND
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

OFICINA 1: (INGRESSOS ESGOTADOS)
CONTEÚDO DIGITAL INTERATIVO PARA TABLETS

Aprenda a produzir revistas eletrônicas e publicações interativas para dispositivos móveis.

Local: Laboratório de Informática, em frente ao Anfiteatro de Comunicação no CCSo, perto da rádio Universidade FM.

Descrição:

Novas tendências para publicação digital em Dispositivos móveis, características e formatos. Processo de produção gráfica e digital de produtos jornalísticos para tablets.

Objetivos :

1. Acompanhar as novas tecnologias e tendências para publicação de conteúdos digitais para tablets;

2. Habilitar o aluno a identificar métodos de produção e construção de um produto na área do jornalismo para tablets;

3. Exercitar a composição de elementos visuais, princípios e fundamentos do design na confecção de um site e publicação digital para tablets;

4. Conhecer e explorar os recursos multimídia interativos com html5 aplicado ao tablets;

5. Desenvolver a crítica em relação aos diversos modelos de navegação existentes para publicação de conteúdo para tablets.

Público Alvo:

Pessoas interessadas no processo de produção de conteúdo interativo para tablets.

Conteúdo Programático:

Digital Publishing. Oportunidades e desafios deste novo mercado. O Tablets, recursos e funcionalidades; Como funciona o Digital Publishing Suite – DPS; Tipos de serviços; formato folio; formato de publicações – Revistas Digitais, Jornais e sites com linguagem Html5; Instalação e configurações do Folio Producer Tools (painéis Overlay Creator e Folio Builder, Adobe Content Viewer); Interatividade básica. Hyperlinks; Botões; Criação de sumários e hyperlinks de navegação; Interatividade com painel Overlay Creator. áreas de scroll com texto e imagens; galerias de imagens e vídeos; conteúdo em 360˚, troca de imagens com botão; panoramas; áudio e vídeo, entre outros.

Softwares:

InDesign CS6 ou InDesign CC 2014 


Instrutora: Profa. Dra. RITA PAULINO


Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atualmente é Professora e vice-coordenadora do curso de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR), docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, nas disciplinas WebDesign, Conteúdo interativo para tablets e Jornalismo de Dados. Coordena o LabProJor - Laboratório de suporte a produção Jornalística, que como objetivo o suporte e inovação no desenvolvimento e pesquisa de produtos jornalísticos. Tem experiência profissional como WebDesign Master e atua também na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Diagramação.. Desenvolveu interfaces web em projetos governamentais tais como III Conapir - Seppir, Plataforma Lattes, Portal Inovação, SIFAPs e DCVISA.  Meu Site http://midiaonline.sites.ufsc.br/

OFICINA 2 :  (INGRESSOS ESGOTADOS)
GESTÃO DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO COM O SOFTWARE LIVRE SACI PARA REDAÇÕES E ASSESSORIAS DE IMPRENSA

Informatize sua redação ou assessoria com um sistema de gestão de conteúdo gratuito 

Local: Anfiteatro de Comunicação no CCSo, perto da rádio Universidade FM.

Descrição:

A oficina pretende apresentar e experimentar com os participantes o
Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) como uma solução open source para gestão de conteúdo e processo de produção jornalísticos em redações e assessorias de Imprensa. O Sistema, open source, é uma aplicação web com um modelo de negócios voltado para o domínio da Comunicação, com especializações no âmbito do Jornalismo, Comunicação Organizacional, Produção Gráfica, Fotografia e Gestão da Informação. Ele oferece uma única interface para gestão de produtos para diferentes mídias, sejam elas impressa, radiofônica, televisiva ou baseada na Internet, como ocorre na produção de boletins para e-mails ou na publicação de notícias em sites, portais e redes sociais.

Público-alvo: 

Profissionais de Jornalismo, Rádio e TV , Relações Públicas e Gestores de Comunicação em Redações , Assessorias de Imprensa e Social Media.


Onde já é utilizado:

Atualmente já está implantado em 12 universidades federais, na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, na Fundação Araucária (FAP do Paraná), em 31 superintendências do INCRA (inclusive a de São Luís) e, mais recentemente, na Polícia Rodoviária Federal. 


Instrutor: Prof. Dr. Rodrigo Botelho-Francisco.


Doutor e mestre em Ciências da Comunicação; especialista em Computação - na área de Desenvolvimento de Software para Web - e em Gestão Pública; e bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo. Atualmente é Professor no Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná - UFPR; pesquisador da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais, vinculada à Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, SBPJor; e pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) Escola do Futuro, da USP. É criador do Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI), um software livre de gestão convergente e colaborativa de produção midiática registrado junto ao INPI. Atua nas áreas de Comunicação Organizacional, Jornalismo Digital, Jornalismo Especializado, Computação e Novas Tecnologias, com ênfase nos temas: tecnologia de informação e comunicação, interatividade, Internet, desenvolvimento de software, software livre, jornalismo digital, inclusão digital e literacias digitais.

OBSERVAÇÕES: As oficinas tem vagas limitadas e preenchimento seguindo a ordem cronológica dos pedidos de inscrição. ATENÇÃO : Para solicitar inscrição na oficina é necessário já estar com a inscrição confirmada no SITND 2015.


Voltar Home SITND