LABCOM / DCS / UFMA

Click here to edit subtitle

LABORATÓRIO DE TV DO CURSO DE COMUNICAÇÃO

O Laboratório de TV do Curso de Comunicação Social da UFMA está localizado próxima à rádio Universidade FM, no prédio do Centro de Ciências Sociais do Campus do Bacanga.

Na sua estrutura o LAB TV dispõe de estúdio climatizado, produção , almoxarifado técnico, sala de aula e banheiros. No prédio do LAB TV também funciona o LABCOM - Laboratório de Convergência de Mídias. Os dois laboratórios tem a coordenação do professor Márcio Carneiro dos Santos.

Dentre as atividades docentes possíveis de serem realizadas no Laboratório de TV estão:

. Gravação de programas de estúdio

. Gravações externas na área do Campus

. Edição de material audiovisual em formatos digitais

. Aulas expositivas tradicionais ( na sala de aula com limitação ideal de 20 alunos)

. Projetos Especiais - LABCOM

 

  Estúdio de TV (acima) / LABCOM  (abaixo)

 O Laboratório dispõe dos seguintes equipamentos em operação normal:

. 2 câmeras SONY padrão SD - PD 150

. 2 câmeras SONY padrão HD - Z-7

. Kit de Iluminação de Externa

. Estúdio climatizado com Teleprompter

. 3 ilhas de edição sendo 2 com MAC PRO e Final CUT e uma com PC e Adobe Premiére

 Atualmente o LAB TV dispõe de dois técnicos para atender às demandas do curso, o que limita de certa forma o número de atividades simultâneas que podem ser desenvolvidas apesar das diversas estruturas disponíveis.

 

Ilha de Edição ( ao lado) 

 

 Para otimizar e organizar a utilização dos recursos do LAB TV , a Coordenação está implantando um sistema on line de agendamento para que professores do curso possam solicitar a utilização de espaços para suas atividades pedagógicas.

O sistema funciona como uma agenda normal que pode ser editada com a inserção da atividade envolvendo determinado recurso ou espaço do laboratório, no horário que estiver disponível a partir da visualização da própria tabela.

 Atividades que necessitem do acompanhamento do técnico para apoio devem ser agendadas com esse item definido claramente já que no mesmo horário só será possível atender a, no máximo, uma solicitação para atividades de gravação em estúdio e  duas solicitações para os outros recursos ( gravação de externa e edição).

Portanto, o professor ao fazer o agendamento deverá em primeiro lugar observar se, no mesmo horário que deseja o recurso, já existe outra solicitação que inclua a presença do técnico. Nessa situação só será possível agendamento no mesmo horário para atividades em que o professor possa desenvolver seu trabalho com os alunos sem o acompanhamento do técnico. 

Para visualizar a tabela clique aqui. Se você é professor e quer se cadastrar para poder fazer agendamentos, basta enviar um email para [email protected] fazendo a solicitação e indicando um email próprio para o cadastro. Nesse email você receberá o link para acessar a tabela e editá-la.                                                             

Outras fotos do LAB TV da UFMA:

 

 

 

 

 

 

 Produção com ilha de edição e controle mestre.

 

 

 

 

 

 

Estúdio climatizado com TP e revestimento acústico 

Subscribe To Our Site