LABCOM / DCS / UFMA

Click here to edit subtitle

BABEL - Augmented Reality Translation System

 

1.0   – O QUE É BABEL:

BABEL é um sistema de tradução que utiliza Realidade Aumentada (RA) para identificar padrões de imagens e retornar um áudio com a leitura do texto contido nessa imagem na língua desejada.

A tecnologia da RA parte do princípio de que uma imagem vista pela câmera do dispositivo que utilizarmos (webcam, tablet, smartphone) vai disparar o aplicativo que vai sobrepor a ela um conteúdo adicional. No caso de Babel esse conteúdo contém o áudio com a tradução do texto que estiver na imagem e um ícone gráfico de orientação que mostra qual linha está sendo lida.

BABEL é um aplicativo gratuito (APP) que terá versões para Android, IOS e HTML5(PCs).

 

 

 

2.0   – JUSTIFICATIVA:

Os fluxos de pessoas ao redor do mundo, principalmente em situações de turismo e negócios, geram diversas oportunidades. Entre elas a de tradução de conteúdos impressos que precisam ser disponibilizados para pessoas que estão em países com língua diferente da sua. Os grandes eventos esportivos mundiais, por exemplo, caracterizam uma situação onde isso ocorre. As possibilidades tradicionais nesse caso são normalmente disponibilizar alguém que possa fazer essa tradução ou usar algum conversor (dicionário) digital ou impresso para fazer isso. Nesta segunda opção, quando feita via software, há sempre uma possibilidade de imprecisões normalmente geradas pela complexidade de línguas como o Português. Apesar dos avanços nos sistemas dedicados a essa tarefa esses problemas ainda ocorrem. Com BABEL esse problema não existe já que a tradução é feita por pessoas e não por software. O que a aplicação faz é associar um determinado texto ao áudio específico que contém a sua versão na língua do usuário.

3.0   – ONDE PODE SER USADO:

As aplicações de BABEL são inúmeras. Cada cliente cria um canal próprio no servidor da aplicação e a partir dai passa a poder associar imagens a conteúdos de áudio com as respectivas traduções. Uma prefeitura através de um folder com um mapa da cidade e seus pontos turísticos poderia conter vários desses conteúdos já traduzidos. Bastaria apontar para cada ponto e ouvir a descrição do local e outras informações. Um restaurante poderia ter seu menu “explicado” em várias línguas para que os clientes com a aplicação pudessem entender do que se trata cada prato. Um turista poderia apontar um local num mapa e reproduzir a tradução do endereço para que o motorista do taxi entendesse onde quer ir na língua do país. Numa cidade, em cada ponto de visitação, num estádio de futebol por exemplo, poderiam haver placas informativas que poderiam trazer informações adicionais na língua original do visitante.

4.0   – QUAL O MODELO DE NEGÓCIOS:

BABEL se mantém basicamente através da produção de conteúdo e assinaturas para clientes que desejam que seus materiais fiquem acessíveis para os visitantes de outros países. Os contratos contemplam prefeituras, órgãos públicos, empresas como restaurantes, hotéis, cooperativas de taxi, casas de show, ou qualquer outra interessada em se comunicar com pessoas de outros países de forma natural e sem margem para erros de tradução. BABEL permite também que além do material de tradução outros conteúdos sejam anexados possibilitando ações promocionais e de propaganda sempre de forma inovadora e interessante. Um tutor virtual, um personagem em animação, por exemplo, poderia ser visualizado a partir de determinada imagem para explicar seu conteúdo ou responder perguntas e interagir com o usuário. Vídeos poderiam ser exibidos sobre qualquer imagem marcada no sistema acrescentando ainda mais elementos de interesse para os que utilizassem a aplicação. Todo material seria identificado com a logo do sistema indicando que ali, apontando um dispositivo com câmera conectado à internet (algo cada vez mais comum) algum conteúdo adicional estaria disponível.

5.0   – QUE TECNOLOGIAS USA:

BABEL é um aplicativo de realidade aumentada que se utiliza de bibliotecas de código da área conhecida com CV – Computer Vision, além de outras tecnologias que complementam suas funcionalidades.

6.0   – DESENVOLVIMENTO:

BABEL está sendo desenvolvido pelo LABCOM – Laboratório de Convergência de Mídias( www.labcomufma.com ) , em parceria com outros grupos de pesquisa de renome nacional como o COMTEC da Universidade Metodista de São Paulo. Contatos e informações devem ser encaminhados para o email : [email protected]  . A previsão de implantação do sistema é no segundo semestre de 2013.

 

Subscribe To Our Site