LABCOM / DCS / UFMA

Click here to edit subtitle

Notícias

Bolsistas do LABCOM apresentam pesquisa no 29º SEMIC

Posted by Sarah Bianca on November 23, 2017 at 1:05 PM



 Da esquerda para a direita: Brunna Carolinne - estudante de jornalismo; Profª. Kláutenys Dellene Guedes Cutrim - avaliadora dos trabalhos no SEMIC; Jorge Lucas - estudante de Ciência da computação; Prof. Márcio Carneiro - orientador da pesquisa e coordenador do LABCOM 


O LABCOM esteve presente, no último dia 22, do 29º Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), realizado na Universidade Federal do Maranhão, através das apresentações da pesquisa dos alunos Bruna Caroline e Jorge Lucas, bolsistas de Iniciação Científica, do Laboratório, no período 2016/2017.

O SEMIC, evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, tem o objetivo de auxiliar no compartilhamento e debate do conhecimento científico proveniente de pesquisas na UFMA e em outras instituições, dando, assim, a oportunidade de uma troca de experiências e vivências na área acadêmica.

O professor e coordenador do LABCOM, Márcio Carneiro, destaca que: “o SEMIC é fundamental porque é a oportunidade que professores e orientadores e alunos tem de conhecer os trabalhos uns dos outros. A iniciação científica, de forma geral é o primeiro degrau, a primeira porta para a carreira do futuro pesquisador que está dentro da graduação.”

Os trabalhos apresentados pelos alunos são parte de uma pesquisa exploratória de uma metodologia, o objetivo é testar o ABM - Agent Based Modeling ( Modelagem Baseada em Agentes), partindo de um problema da área das Ciências Sociais, que a difusão do uso de crack. O diferencial da pesquisa é que foi dividida entre dois trabalhos para apresentação no SEMIC, para os alunos: Jorge, que cursa Ciência da computação e Brunna, que cursa Jornalismo; os dois, estudantes da UFMA.

“A iniciação científica é muito importante para a vida académica, ela possibilita a aquisição de conhecimentos, além dos adquiridos em sala de aula, e poder coloca-los em prática. A apresentação dos trabalhos no Semic, não é só uma mostra simples e avaliação do trabalho, ela me ajudou a desenvolver e expor um bom trabalho, adquirindo um feedback do avaliador e dos ouvintes ajuda ganhar uma direção do caminho a se seguir”, avaliou Jorge Lucas.


Jorge Lucas durante a apresentação do trabalho no 29º SEMIC


Categories: None

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments