LABCOM / DCS / UFMA

Click here to edit subtitle

Notícias

LABCOM apresenta trabalho sobre Jornalismo Móvel e Realidade Aumentada em Portugal

Posted by LabcomUfma on November 25, 2014 at 5:05 PM

Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Prof. Dr. Márcio Carneiro irá representar o LABCOM em Covilhã, Portugal, no Congresso Internacional Jornalismo e Dispositivos Móveis. O tema do evento revela-se como uma das maiores tendências do jornalismo na atualidade. Realizado na Universidade da Beira Interior, o evento abordará assuntos envolvendo tablets, smartphones, web 2.0 e convergência.

 

Os trabalhos apresentados durante o congresso serão editados em livro a ser publicado no primeiro semestre de 2015. No trabalho “Jornalismo, mobilidade e realidade aumentada: notas sobre possibilidades de utilização”, que será apresentado por Márcio Carneiro, serão demonstradas três possibilidades do jornalismo em plataformas móveis incorporando a Realidade Aumentada. A primeira apresenta a R.A. como forma de extensão do suporte impresso, já a segunda trata do uso em aplicativos de segunda tela, cuja utilização está atrelada ao fluxo audiovisual da TV. Por fim, a terceira explora a tecnologia como estratégia de acessibilidade.

 

A Realidade Aumentada é uma tecnologia presente em outras atividades do laboratório, como o Semente Digital. Também foi abordado na orientação de TCC de Diego Uchôa, feita por Márcio Carneiro e citado no artigo. Baseia-se na transmissão de conteúdo adicional acionado por reconhecimento de imagem através da câmera do celular.

 

Experimente o passo-a-passo a seguir e veja como funciona:

 1º PASSO: Baixe no seu celular ou tablet o aplicativo Aurasma pela Google Play ou App Store



2º PASSO: Digite seus dados para fazer o cadastro na plataforma


3º PASSO: Selecione a guia de busca (ícone da lupa) na parte inferior da tela. Em seguida, digite "LABCOM" no campo de busca localizado no topo da tela e selecione o nosso canal.


4º PASSO: Selecione o botão "Follow" para assinar o canal do LABCOM.


5º PASSO: Pronto! Agora você já tem acesso ao conteúdo adicional de Realidade Aumentada do LABCOM. Com o Aurasma aberto, basta posicionar a câmera do seu dispositivo para uma imagem cadastrada em nosso canal e ver o que acontece.


6º PASSO: Agora experimente posicionar a câmera do seu celular ou tablet para a imagem com o Aurasma aberto


Categories: None

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments