LABCOM / DCS / UFMA

Click here to edit subtitle

Notícias

LABCOM se destaca em evento internacional de Mídias Sociais

Posted by LabcomUfma on September 29, 2014 at 1:55 PM


O LABCOM esteve presente em mais um evento internacional, desta vez em Toronto, Canadá. A Social Media & Society teve como único representante da América Latina o trabalho intitulado “Talking to an API - A study of news values on the Twitter platform” (Dialogando com uma API - Um estudo sobre os valores-notícia na plataforma do Twitter), apresentado pelo Prof. Márcio Carneiro. O evento, que aconteceu neste sábado e domingo, consiste em um encontro anual de pesquisadores do mundo inteiro com estudos sobre os impactos e aplicações das mídias sociais na sociedade.

 

A constatação de ser o único trabalho do Brasil a se apresentar durante o SM&S já havia sido feita antes da partida. Ainda assim, o Prof. Márcio Carneiro surpreendeu-se, já em Toronto, ao ver um ponto isolado no mapa que marcava a origem de cada um dos trabalhos aceitos. “Na América do Sul só tinha um marcador e estava no Maranhão”, conta no grupo de Comunicação Social, no Facebook. .

 

A respeito do saldo do desafio, ele explica que dominar bem os detalhes da pesquisa o ajudou a manter a auto-confiança diante de pessoas de origens e níveis diversos. “Foi legal, mas percebi que em um evento multicultural como este, o que pode te salvar é a clareza sobre o que está fazendo e como, ou seja, a sua metodologia e como você estrutura a sua pesquisa”, relata.

 

A pesquisa apresentada por Márcio revela a relação existente entre os Tweets e alguns dos critérios clássicos usados por jornalistas profissionais para produzir notícias na mídia. A pesquisa foi realizada por meio de uma ferramenta desenvolvida em linguagem Python, no próprio LABCOM, batizada de Social Tracker.

 

Veja na galeria todas as fotos do evento.

Categories: None

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments