LABCOM / DCS / UFMA

Click here to edit subtitle

Notícias

Márcio Caneiro discutirá métodos de pesquisa digitais em Seminário

Posted by LabcomUfma on September 15, 2014 at 9:25 AM


A internet e o uso das redes em pesquisas acadêmicas será tema de palestra do coordenador do LABCOM, Prof. Dr. Márcio Carneiro, durante o Seminário "Redes Sociais, Tribos e Sentidos" que acontece a partir de amanhã na UFMA. O evento é promovido pelo Programa de Doutorado Institucional da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e UFMA (Dinter PUC/UFMA) e conta com a participação de pofessores das duas instituições e a presença de Michel Maffesoli, Professor da Universidade de Paris-Descartes. 


A palestra "Métodos Digitais - A internet e as redes como instrumento de pesquisa" acontecerá na quarta-feira (17), às 14h. O Prof. Márcio versará sobre as novas possibilidades que passaram a ser oferecidas para a pesquisa na área de Ciências Sociais através do uso de recurso e técnicas computacionais. Baseado em Manovich e Rogers, o pesquisador irá apresentar metodologias como a análise de redes sociais (SNA - Social Network Analysis), a modelagem baseada em agentes (ABM - Agent Based Modeling) e outras técnicas que facilitam a coleta e análise de dados.


O evento prossegue até o dia 18, no Auditório Central da UFMA e as inscrições podem ser feitas no local. Durante os três dias de programação outras seis palestras discutirão temas diversos, do uso dos meios digitais às estratégias de comunicação e questões regionais. Haverá ainda a mesa-redonda com o tema "As Redes e a Produção do Presente", uma conferência sobre Redes, Tribalismo e Sentidos e, por fim, o lançamento do livro de Michel Maffesoli, "Homo Eroticus".


A realização do Seminário conta apoio do Departamento de Comunicação Social e do Laboratório de Opinião Pública e tem como público-alvo estudantes de graduação, professores, profissionais e estudantes de pós-graduação.


Veja abaixo a programação completa:


 

Categories: None

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments