LABCOM / DCS / UFMA

Click here to edit subtitle

Notícias

view:  full / summary

Oficina sobre coleta de dados no LABCOM

Posted by Sarah Bianca on January 2, 2018 at 7:10 PM Comments comments (0)


Professores Márcio Carneiro, Li-Chang Shuen Cristina e Luciana Saraiva em oficina, no LABCOM

No último dia 28, o LABCOM proporcionou uma conversa sobre coleta de dados de plataformas de mídias sociais usando Netvizz e Facepager. O professor e coordenador do laboratório, Márcio Carneiro, esteve com as professoras Li-Chang Shuen Cristina e Luciana Saraiva e orientandos.

A aula é a primeira parte da parceria com o Labjor, comandado pela professora Li-Chang Shuen Cristina, que tem por objetivo trabalhar, em 2018, na construção de um laboratório para coletar dados e analisar os números das eleicões, nas redes sociais. Essa ação teve como pauta o conhecimento inicial de ferramentas básicas como planilhas e dados.

Alunos de Jornalismo do Campus Imperatriz visitam o LABCOM

Posted by Sarah Bianca on December 14, 2017 at 11:20 AM Comments comments (0)

Lianna Carolina, aluna do 5º período de Jornalismo - UFMA, Campus Imperatriz, fazendo o teste do JUMPER

Na última segunda-feira (11/12), alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo do Campus da UFMA - Imperatriz visitaram o LABCOM e participaram dos testes do JUMPER. A maioria dos alunos não havia tido contato com realidade virtual e ficaram muito impressionados e inspirados à produzir.

"Eu achei inovador. Creio que isso leva a pessoa a conhecer o jornalismo de uma outra maneira: "viver" a informação. É importante pra chamar a atenção das pessoas para o assunto e não ficar preso à imagem na tv ou às palavras do jornal e sim, se sentir parte da notícia e entender melhor.", declarou Lianna Carolina, aluna do 5º período de Jornalismo da UFMA - Campus Imperatriz.

Os professores que acompanharam os estudantes nas visitas à capital também fizeram o teste e conheceram um pouco mais sobre o projeto: "Hoje na web está se investindo nesse tipo de narrativa mais imersiva porque além de ser um atrativo, nos permite um maior contato com a narrativa, o cenário e a notícia. Sou muito a favor dos produtos experimentais dentro da universidade porque lançam novos olhares para produtos lá fora. A universidade tem que ser esse ambiente de lançar novas ideias pro mercado" disse a professora.

Bolsistas do LABCOM apresentam pesquisa no 29º SEMIC

Posted by Sarah Bianca on November 23, 2017 at 1:05 PM Comments comments (0)



 Da esquerda para a direita: Brunna Carolinne - estudante de jornalismo; Profª. Kláutenys Dellene Guedes Cutrim - avaliadora dos trabalhos no SEMIC; Jorge Lucas - estudante de Ciência da computação; Prof. Márcio Carneiro - orientador da pesquisa e coordenador do LABCOM 


O LABCOM esteve presente, no último dia 22, do 29º Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), realizado na Universidade Federal do Maranhão, através das apresentações da pesquisa dos alunos Bruna Caroline e Jorge Lucas, bolsistas de Iniciação Científica, do Laboratório, no período 2016/2017.

O SEMIC, evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, tem o objetivo de auxiliar no compartilhamento e debate do conhecimento científico proveniente de pesquisas na UFMA e em outras instituições, dando, assim, a oportunidade de uma troca de experiências e vivências na área acadêmica.

O professor e coordenador do LABCOM, Márcio Carneiro, destaca que: “o SEMIC é fundamental porque é a oportunidade que professores e orientadores e alunos tem de conhecer os trabalhos uns dos outros. A iniciação científica, de forma geral é o primeiro degrau, a primeira porta para a carreira do futuro pesquisador que está dentro da graduação.”

Os trabalhos apresentados pelos alunos são parte de uma pesquisa exploratória de uma metodologia, o objetivo é testar o ABM - Agent Based Modeling ( Modelagem Baseada em Agentes), partindo de um problema da área das Ciências Sociais, que a difusão do uso de crack. O diferencial da pesquisa é que foi dividida entre dois trabalhos para apresentação no SEMIC, para os alunos: Jorge, que cursa Ciência da computação e Brunna, que cursa Jornalismo; os dois, estudantes da UFMA.

“A iniciação científica é muito importante para a vida académica, ela possibilita a aquisição de conhecimentos, além dos adquiridos em sala de aula, e poder coloca-los em prática. A apresentação dos trabalhos no Semic, não é só uma mostra simples e avaliação do trabalho, ela me ajudou a desenvolver e expor um bom trabalho, adquirindo um feedback do avaliador e dos ouvintes ajuda ganhar uma direção do caminho a se seguir”, avaliou Jorge Lucas.


Jorge Lucas durante a apresentação do trabalho no 29º SEMIC


Prof. Dr. Márcio Carneiro, coordenador do LABCOM, participa do 15º SBPJor

Posted by Sarah Bianca on November 12, 2017 at 9:15 AM Comments comments (0)


O  15º Encontro anual da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) aconteceu entre os dias 06 e 10 de novembro, na Escola de Comunicação e Artes de São Paulo (ECA - USP) e trouxe à pauta, o tema "Jornalismo e os Direitos Humanos". Durante os quatro dias de evento foram discutidas questões como a atuação dos jornalistas na representação da diversidade, responsabilidade social do jornalista, novos meios e formas de analisar e exercer o jornalismo. 

O professor Márcio Carneiro esteve presente na mesa "Metodologias e pesquisas aplicadas em jornalismo e tecnologias digitais", coordenada pela rede JORTEC e apresentou sua pesquisa "Big Data - o que os métodos tradicionais não conseguem ver: o conceito de distant reader aplicado à pesquisa na comunicação", que tem o objetivo de identificar padrões de difícil apreensão em amostras reduzidas em situações de excesso de informação.

No site do SBPJor há mais informações sobre o evento, sua realização, caderno de resumos, entre outras curiosidades desse encontro que é realizado desde 2003: http://sbpjor.org.br/sbpjor/ .

Módulo 3 finaliza o Ciclo Inovajor 2017

Posted by Sarah Bianca on September 22, 2017 at 11:05 AM Comments comments (0)


O LABCOM agradece a confiança e o empenho de cada participante

No último sábado (16) ocorreu a aula do Módulo 3, do Ciclo de Estudos em Comunicação Digital e Inovação no Jornalismo (InovaJor), iniciativa do Labcom, que tem como principal foco os profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, redações ou assessorias, que querem se atualizar profissionalmente, a partir do uso da tecnologia.

No Módulo 3, o professor e coordenador do Labcom, Márcio Carneiro, foi o palestrante e destacou a inovação tecnológica em relação ao futuro do jornalismo, ou seja, como as tecnologias emergentes interferem ou irão interferir no processo de produção jornalística. Em formato de oficina, os participantes puderam aprender a trabalhar com recursos como edição de vídeo de celular, transmissões ao vivo, uso de imagens aumentadas e 360°. A aula fechou o Ciclo 2017 do projeto que treinou mais de 70 profissionais da comunicação, ao longo da ministração dos 3 módulos. Agora, vamos colher o frutos do aprendizado de 2017 e aguardar o Ciclo 2018! :D




LABCOM marcará presença no CIBERJOR8, em Campo Grande

Posted by Sarah Bianca on September 22, 2017 at 10:40 AM Comments comments (0)

Pôster de divulgação do CIBERJOR8

FOTO: Site CIBERJOR8 / Reprodução


Entre os dias 27 e 29 de setembro, o professor e coordenador do LABCOM, Márcio Carneiro, irá participar do 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo (Ciberjor), que será sediado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento tem como objetivo explorar temas relacionados a jornalismo, internet e tecnologia, com oficinas, palestras e uma intensa troca de experiências entre professores, pesquisadores, alunos e profissionais que se encontram no mercado e buscam atualização nessa área.

O professor participará do debate “Convergência em jornalismo: Desafio dos dispositivos”, no dia 29/09 e falará sobre Jornalismo de imersão e o Projeto JUMPER, desenvolvido pelo LABCOM. Mais informações sobre o evento, programação e inscrições, no site http/www.ciberjor.ufms.br/ciberjor8/ .

 



LABCOM consegue quantidade máxima de bolsas possíveis em dois programas ligados à formação de recursos humanos

Posted by Brunna Carolinne on July 28, 2017 at 3:35 PM Comments comments (0)

Foram divulgados ambos os editais de programas ligados à formação de recursos humanos e o LABCOM, mais uma vez, conseguiu o número máximo de bolsas possíveis: três no Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e duas no Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI). 

Pela primeira vez, o coordenador do LABCOM, professor Márcio Carneiro, teve a melhor nota em todo CCSo e conquistou a primeira posição na seleção do PIBIC (em que é julgado a produtividade do pesquisador). Além disso, também de maneira inédita, Márcio conseguiu ficar em primeiro e segundo lugar no PIBITI. No caso deste programa, isso foi possível porque é o projeto que entra em análise, então a mesma pessoa pode ficar com duas posições na classificação.

Confira aqui o resultado final do Processo Seletivo para Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), cota 2017-2018

Confira aqui o resultado final da Seleção Pública de Projetos para o Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI)


LABCOM participa da IV JoPECOM

Posted by Brunna Carolinne on June 18, 2017 at 9:30 AM Comments comments (0)

LABCOM participa da IV JoPECOM

FOTO: Brunna Carolinne

Na última terça (13) e quarta-feira (14) o LABCOM participou da IV Jornada de Pesquisa e Extensão em Comunicação (JoPECOM), que aconteceu no Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão. A participação se deu de duas maneiras: por meio das aulas da oficina “Jornalismo Imersivo - Explorando novas formas narrativas com o uso de realidade virtual” (ministradas pelo professor Márcio Carneiro) e por meio da apresentação do projeto Jumper (realizada pelo coordenador do LABCOM, Márcio Carneiro, e pelas bolsistas Alexssandra, Brunna e Milena, com ajuda do bolsista Ítalo).

Na oficina, ocorrida nas manhãs dos dois dias da JoPECOM, foram discutidos os conceitos de presença e imersão, bem como seu uso em experimentos inovadores de produção de conteúdo jornalístico. Os participantes ainda tiveram oportunidade de colocar alguns conceitos em prática, utilizando câmera em 360°.

Quanto à apresentação do Jumper, que ocorreu na tarde do primeiro dia da Jornada, o professor Márcio abordou aspectos gerais do projeto, enquanto as bolsistas trataram sobre as atividades que exercem para aprimorar o Jumper. Na oportunidade, aqueles que ficaram curiosos puderam experiementar o protótipo (com ajuda de Ítalo).

A estudante de Jornalismo, Almiceia Diniz, assistiu à apresentação da equipe LABCOM na Jornada e destaca aquilo que mais gostou no Jumper. ˜Achei o projeto Jumper muito interessante por causa da exploração de pequenos detalhes, coisa que uma reportagem 'comum' não permite. Gostei de poder me sentir parte da cena e ter emoções que o local transmite."


A JoPECOM foi iniciada em 2011 e tem o objetivo central de promover debate mais amplo e dar visibilidade, junto à comunidade universitária, para os resultados já alcançados, além do andamento de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos tanto pela UFMA quanto por outras instituições de Ensino Superior participantes.


Grupo TECND publica dossiê temático na Revista Observatório

Posted by Brunna Carolinne on May 9, 2017 at 4:50 PM Comments comments (0)

FOTO: Revista Observatório/Reprodução


O grupo TECND - Tecnologia e Narrativas Digitais, ligado ao LABCOM, publicou dossiê temático na Revista Observatório. O dossiê, que se chama "Tecnologia e narrativas digitais", foi organizado pelo professor Márcio Carneiro e reúne textos que demonstram o enorme conjunto de possibilidades de investigação atualmente disponíveis para as Ciências Sociais Aplicadas, passando pelas Humanidades que olham para o ambiente digital (Digital Humanities) e para a Comunicação em especial, principalmente quando abre pontes de contato com outras tradições da ciência.

Aliás, o próprio Márcio escreveu um artigo para o dossiê: "INTERNET DAS COISAS E SISTEMAS INTELIGENTES NO JORNALISMO: Explorando novas formas narrativas para reinventar a percepção de valor das novas gerações".

Parte desse conteúdo publicado na revista irá virar e-book (com a inclusão de outros textos). Os interessados podem conferir a publicação clicando aqui.


Sobre a revista: A Revista Observatório é uma publicação quadrimestral do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que tem como missão atuar na promoção da discussão acadêmica e de estudos interdisciplinares avançados no campo da Comunicação, do Jornalismo e da Educação. O propósito da Revista Observatório é constituir-se como um periódico acadêmico a fim de apresentar, na forma de artigos científicos, resultados de pesquisas e estimular debates sobre questões teórico-metodológicas da pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Educação, ao mesmo tempo em que se propõe a contribuir para a criação e fortalecimento de uma rede de pesquisadores na confluência dessas áreas em nível nacional e internacional, tendo por base os grupos e núcleos de pesquisa no Brasil e no Exterior. A revista se pauta no princípio da democratização do conhecimento científico incentivando o acesso público, imediato e livre a todo o seu conteúdo publicado.


LABCOM participará da IV JoPECOM

Posted by Brunna Carolinne on April 27, 2017 at 4:30 PM Comments comments (0)

IV JoPECOM contará com a participação do LABCOM

FOTO: Site JoPECOM / Reprodução

O LABCOM participará da https://jornadacomunica.wixsite.com" target="_blank">IV Jornada de Pesquisa e Extensão em Comunicação (JoPECOM), que ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho deste ano na Universidade Federal do Maranhão. No evento ocorrerão palestras, lançamento de livros, mesa-redonda e oficinas. Inclusive, o professor Márcio Carneiro irá ministrar as aulas da oficina “Jornalismo Imersivo - Explorando novas formas narrativas com o uso de realidade virtual”.

No curso serão discutidos os conceitos de presença e imersão, bem como seu uso em experimentos inovadores de produção de conteúdo jornalístico. Na oportunidade, o projeto JUMPER será apresentado. Para que o tema seja melhor desenvolvido, a oficina tem limite de 12 vagas.


A JoPECOM foi iniciada em 2011 e tem o objetivo central de promover debate mais amplo e dar visibilidade, junto à comunidade universitária, para os resultados já alcançados, além do andamento de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos tanto pela UFMA quanto por outras instituições de Ensino Superior participantes. Saiba mais acessando o https://jornadacomunica.wixsite.com" target="_blank">site do evento.

Primeira turma do Módulo 2 do Ciclo Inovajor foi realizada

Posted by Brunna Carolinne on April 24, 2017 at 1:25 PM Comments comments (0)

Primeira turma do segundo módulo do Ciclo Inovajor foi realizada

FOTO: Márcio Carneiro dos Santos/Reprodução

No último sábado (22), no anfiteatro do Centro de Ciências Sociais da UFMA, ocorreu a aula do Módulo 2 do Ciclo de Estudos em Comunicação e Inovação no Jornalismo, um curso que tem iniciativa do LABCOM. A responsável pela ministração do encontro foi a professora da USP, Dani Rodrigues, que falou a respeito de Gestão de Mídias Sociais. 

O Inovajor propõe novas maneiras de pensar o processo de produção do Jornalismo no ambiente digital. "O curso foi ótimo! Já estou ansiosa pelo módulo III", comentou a comunicóloga Kamila Mesquita. Aliás, a primeira turma do terceiro Módulo acontecerá no segundo semestre de 2017. Na oportundiade será mostrada como tecnologias emergentes (realidade aumentada, inteligência artificial e realidade virtual) estão abrindo novas frentes na produção de conteúdo.

Para mais informações, confira o site do curso: www.cicloinovajor.com.

LABCOM recebe alunos de artes visuais do IFMA

Posted by Brunna Carolinne on April 10, 2017 at 3:50 PM Comments comments (0)

Alunos e professora do IFMA experiementam óculos de realidade virtual utilizado no JUMPER

FOTO: Brunna Carolinne

Na última quarta-feira (5) os alunos de Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) visitaram o LABCOM. Os estudantes estavam acompanhados pela professora Luciana, orientanda de doutorado do professor Márcio Carneiro, e todos puderam dar uma olhada em alguns projetos realizados pelo Laboratório.

O objetivo da visita era despertar ideias para um projeto digital que a turma de Artes irá desenvolver. Assim, eles olharam um pouco os projetos Semente Digital e Jumper, que têm como base as realidades aumentada e virtual, respectivamente. 

Brunna, Jorge e Millena, bolsistas do LABCOM, acompanharam o grupo e fizeram a apresentação das pruduções que realizam para os projetos do Laboratório.

Inovajor encerra mais uma turma do Módulo 1 e prepara novas turmas para abril

Posted by Brunna Carolinne on March 30, 2017 at 2:35 PM Comments comments (0)

Curso aborda transformações digitais nos meios de comunicação

FOTO: Márcio Carneiro dos Santos/Reprodução 


No último sábado (25) e domingo (26) aconteceu a terceira turma do Módulo 1 (intitulado Introdução à Comunicação Digital e Técnicas de Webjornalismo) do Ciclo de Estudos em Comunicação e Inovação no Jornalismo, curso que propõe novas maneiras de pensar o processo de produção do Jornalismo no ambiente digital. Por meio das aulas ministradas pelo professor Márcio Carneiro, os profissionais dessa área puderam conhecer novas ferramentas e formas narrativas de fazer matérias jornalísticas.

O curso é dividido em três módulos e já possui data para os próximos encontros. Nos dias 15 e 16 de abril acontecerão, novamente com o professor Márcio, as aulas do Módulo 1 para quem não conseguiu participar das edições anteriores. Já nos dias 22 e 23 irão ocorrer as primeiras aulas do Módulo 2 (Gestão de Canais de Mídias Sociais). Este será ministrado pela professora da USP, Dani Rodrigues.

As inscrições com redução de valor poderão ser realizadas até o dia 30 de março. As vagas são limitadas. Confira o site do curso para mais informações.

Mais uma turma do curso INOVAJOR será iniciada neste fim de semana

Posted by Brunna Carolinne on March 21, 2017 at 7:35 PM Comments comments (0)

Foto: Reprodução/LABCOM

Acontece neste sábado (24) e domingo (25) mais uma turma do Ciclo de Comunicação Digital e Inovação no Jornalismo (INOVAJOR), curso que é destinado aos interessados em comunicação que desejam aprimorar os conhecimentos na área, principalmente no ambiente digital. 

No próximo fim de semana acontecerão, no Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, as aulas do Módulo 1 (intitulado Processos, Práticas e Ferramentas do Webjornalismo) e estas serão ministradas pelo professor da UFMA e coordenador do LABCOM, Márcio Carneiro. Quem tem interesse ainda pode se inscrever até o dia 25 de março no site do INOVAJOR.

Aqueles que não podem participar desta turma terão outra oportunidade em abril. O Módulo 1 será novamente ministrado pelo professor Márcio nos dias 15 e 16 do próximo mês.

E atenção: o Módulo 2 (Mídias Sociais e Inovação) já possui data para acontecer - 22 e 23 de abril, com a professora da USP, Daniele Rodrigues. Para mais informações acesse www.cicloinovajor.com.

LABCOM participa de Feira das Profissões

Posted by Brunna Carolinne on November 23, 2016 at 6:00 PM Comments comments (1)


Estudantes do Ensino Médio recebendo informações sobre jornalismo imersivo

Foto: Brunna Carolinne


Aconteceu hoje (22) o primeiro dia da Feira das Profissões, evento aberto ao público em que professores e alunos fornecem informações sobre os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Maranhão. A programação faz parte da comemoração dos 50 anos da UFMA e tem como objetivo auxiliar as pessoas na escolha da profissão. Até amanhã (23), por meio de palestras e estandes, o público pode tirar dúvidas, receber orientações e até conhecer um pouco das atividades desenvolvidas no LABCOM.

No estande do curso de Comunicação Social, os visitantes têm acesso à materiais do Laboratório, como a câmera 360º e o óculos de realidade virtual. "Eu já tinha visto [os óculos] apenas na Internet. Achei incrível como a imagem é tão real", confidenciou Débora Pereira, estudante do Ensino Médio que testou o objeto durante a Feira.

Ainda no mesmo estante, com a disponibilização de câmera, microfone e teleprompter, as pessoas também podem simular a apresentação de um telejornal. Na ocasião, os alunos do curso aproveitam para dar orientações aos curiosos. Para a professora Cecília Leite, "o evento está muito legal, as pessoas estão encantadas". 

A diretora do Departamento de Organização Acadêmica (Deoac), Silvia Duailibe, em entrevista a uma emissora de TV local, ressaltou: “nessa fase, os alunos estão muito indecisos sobre que carreira profissional seguir. Então o objetivo [da Feira] é exatamente fazer esses esclarecimentos, tirar essas dúvidas, para que o jovem possa escolher seu futuro profissional com segurança.”

Primeiro módulo do curso Inovajor

Posted by Brunna Carolinne on November 15, 2016 at 5:25 PM Comments comments (0)

Curso aborda transformações digitais nos meios de comunicação

Foto: Veronica Ramos/Reprodução


Aconteceu no último sábado (19) o Ciclo de Estudos em Comunicação e Inovação no Jornalismo, curso que aborda as transformações que o ambiente digital vem gerando no ecossistema dos meios de comunicação. As aulas do módulo 1 foram ministradas pelo professor Márcio Carneiro e aconteceram no espaço WAKA Coworking, na Avenida dos Holandeses.

O curso, dividido em três módulos, é destinado a profissionais, estudantes avançados e pesquisadores interessados nas transformações que o ambiente digital vem gerando no ecossistema dos meios de comunicação, em especial nas redações jornalísticas. O Inovajor tem como proposta oferecer um caminho de atualização mostrando ferramentas e processos ligados ao ambiente digital.

No primeiro módulo do curso foram apresentadas ferramentas do Google que são úteis para o trabalho dos jornalistas (Trends, Alertas, Data Explorer, Maps e outras), além de formas narrativas que podem ser explorados e auxiliam na produção de matérias no ambiente digital (tais como mapas, gráficos, timelines e infografia em geral).

E-mails com dúvidas podem ser enviados para [email protected] com o assunto "Dúvida - Curso Inovajor". Confira o site e FAQ do curso para mais informações.


Professor Márcio Carneiro participa de encontro em Santa Catarina

Posted by Brunna Carolinne on November 15, 2016 at 3:50 PM Comments comments (0)


Professor Márcio Carneiro no lançamento de seu livro em Santa Catarina

Foto: Walter Teixeira Lima Junior/Reprodução


Dando continuidade a série de lançamentos do livro Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção, o professor Márcio Carneiro participou do 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, promovido pela SBPJor, em Santa Catarina. Na noite de quinta-feira (10), no espaço dedicado para lançamentos de livros, Márcio apresentou seu mais novo trabalho e concedeu autógrafos para os presentes.

Além dessa oportunidade, o professor ainda se encontrou com o grupo Nephi-Jor, da UFSC, reforçando a parceria já existente com o grupo de Santa Catarina que trabalha com pesquisas na área de Jornalismo Imersivo. A reunião tratou sobre o Jumper e outros projetos do LABCOM.

O evento também foi uma ocasião favorável para Márcio reencontrar vários pesquisadores renomados, como Walter Teixeira Lima Junior (resposável pelo prefácio de Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção) e professor Elias Machado (referência acadêmica na área do Jornalismo, que inclusive ajudou Márcio com palavras de incentivo no início de sua carreira). "Reencontrar esses dois mestres foi mais uma alegria que tive ao passar por Floripa", confidenciou o professor Márcio Carneiro em seu perfil no Facebook.

Tendo profissionais e pesquisadores como principal público alvo, Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção aborda temas como o futuro do jornalismo e a incorporação de tecnologias como realidade aumentada, internet das coisas, realidade virtual, big data e inteligência artificial.

Nova equipe do LABCOM para o período 2016/2017

Posted by Brunna Carolinne on October 5, 2016 at 5:10 PM Comments comments (0)


Foto: LABCOM/Reprodução


O Laboratório de Convergência de Mídias está com uma nova equipe para o período 2016/2017. O LABCOM está ligado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, mas como seu objetivo central é explorar as fronteiras entre Comunicação e Tecnologia – e não há maneira de fazê-lo com um grupo homogêneo – os bolsistas (de iniciação científica e tecnológica) são estudantes dos mais variados cursos de graduação da UFMA.

 

São cinco membros: Alexsandra Costa (Desing), Brunna Carolinne (Comunicação Social – Jornalismo), Jorge Lucas (Ciência da Computação), Robson Nascimento (Comunicação Social – Rádio e TV) e Vitória Ponciano (Letras).

 

“O LABCOM tem me possibilitando interagir não somente com novas tecnologias, mas também com outras áreas de conhecimento. Pelo fato de ser de caráter multidisciplinar, já trabalhei com bolsistas das áreas de Biblioteconomia, Geografia, Rádio e TV, entre outras, e isso para mim é animador”, destacou Jorge Lucas, que já está no Laboratório há mais de um ano.

Quem é novato na equipe até já conseguiu sentir como é o clima no LABCOM. Robson Nascimento, por exemplo, conta: “da primeira vez que visitei e tomei conhecimento de tudo o que o laboratório fazia, me identifiquei. Tenho impressão de que trabalhar no LABCOM vai ser um dos momentos decisivos da minha vida acadêmica”.

 

Com orientações do professor Márcio Carneiro, os alunos irão desenvolver algumas pesquisas. Nos editais 2016/2017, foram contemplados três projetos do LABCOM: Semente Digital, Epidemia de Crack no Brasil e Aplicativos de Segunda Tela.

 

Para Karla Dutra, acadêmica de Direito, “participar do grupo de desenvolvimento do laboratório foi uma experiência única, pois lá temos liberdade para opinar sobre os projetos, dar ideias e mostrar alternativas”. Ainda afirma que o LABCOM “é um excelente lugar para por em prática suas ideias e participar de incríveis projetos de pesquisa. Quem tiver a oportunidade [de fazer parte da equipe do Laboratório], certamente não irá se decepcionar”.

Projeto Jumper é destaque no portal Imirante

Posted by Brunna Carolinne on October 5, 2016 at 4:05 PM Comments comments (0)

A ideia é explorar formas inovadoras de produção de conteúdo jornalístico pensando no consumo de notícias pelas novas gerações.

Como as empresas de mídia vão oferecer conteúdo jornalístico para as gerações futuras? Essa é a questão que o projeto Jumper do Labcom - Laboratório de Convergência de Mídias - tenta responder. Na matéria do Imirante você pode conhecer um pouco do projeto.

Para ver a matéria no portal Imirante clique aqui.

Para acompanhar a página do projeto clique aqui.

Lançamento do livro Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção

Posted by Brunna Carolinne on October 5, 2016 at 3:40 PM Comments comments (0)


Márcio Carneiro no TVMORFOSIS 2016 falando sobre Falando sobre o futuro do jornalismo

Foto: Fanpage TV Univap/Reprodução


Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção, o mais recente livro escrito por Márcio Carneiro, professor da UFMA e coordenador do LABCOM, está sendo lançado em diversos eventos no Brasil.

O primeiro lançamento ocorreu na USP, no dia 05 de setembro. O autor apresentou sua produção durante o Publicom (espaço do Intercom destinado a encontro com autores-editores de publicações recentes em Comunicação).

A obra ainda ganhou destaque durante apresentações que Márcio fez acerca do projeto Jumper no GP de Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas e no PPGCOM da UNB, ocorridos no dia 07 e 08 deste mês, respectivamente.

De volta à São Paulo, dessa vez na Universidade do Vale do Paraíba, o professor fez apresentação na edição brasileira do evento acadêmico TVMORFOSIS no dia 16 de setembro. O livro foi divulgado enquanto Márcio tratava acerca de projeto de realidade virtual no Jornalismo desenvolvido no LABCOM.

Em novembro, a sequência de lançamentos fora do Maranhão deve ser finalizada. O autor realizará apresentação na Universidade do Sul de Santa Catarina durante a SBPJor, evento que promove congressos nacionais anuais.

Tendo profissionais e pesquisadores como principal público alvo, Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção aborda temas como o futuro do jornalismo e a incorporação de tecnologias como realidade aumentada, internet das coisas, realidade virtual, big data e inteligência artificial.


Rss_feed